domingo, 30 de março de 2014

Você está preparado para investir?

Antes de pensar em investir, você pode afirmar que está preparado? a pergunta não seria sobre seus conhecimentos em investimentos, produtos disponíveis etc, mas sim sobre sua saúde financeira. Partimos do princípio que o dinheiro que será investido deve ser para este fim, pois se vai precisar utilizá-lo a curto prazo, terá que investir dentro deste período.
O ideal antes de investir, é ter uma saúde financeira, com suas finanças bem controladas e em dia, assim conseguir pensar em qual o tipo de investimento, de acordo com seu perfil e prazos para obter o melhor retorno.
Imagine que você tem uma quantia sobrando neste mês, que só irá utilizar daqui a 4 meses, desta forma você investiria em poupança ou CDB por exemplo? não seria aconselhável o CDB, pois este produto de investimentos seria adequado para cerca de 2 anos, pois há incidência de IR e o percentual de ganhos é gradativo pelo período, inicialmente cerca de 80% do CDI e aumenta de acordo com a carência até 110% dependendo do Banco. Abaixo a tabela desconto do IR pelo tempo da aplicação:

De acordo com a tabela, após 4 meses, sobre o rendimento haveria uma tributação do IR de 22,5% "comendo" uma boa parte deste rendimento. Já na poupança, para este mesmo caso, o montante aplicado por 4 meses, terá juros + TR sem incidência de IR tendo liquidez imediata para saque, já o CDB liquidez na média de 2 dias úteis.
Para um investimento estruturado, você deve ter em mente o tempo que irá aplicar a quantia e assim verificar no mercado, qual o melhor produto para atender ao seu prazo e rendimento esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário